Aplicativos Essenciais para Viagens

O artigo de hoje tem o simples objetivo de listar alguns aplicativos que consideramos essenciais para viagens, independente da categoria que a sua viagem se enquadre (mochilão, organizada por agência, etc).

Adicione algum comentário caso conheça algum legal que não esteja na lista.

Google Maps

O Google Maps consideramos como aplicativo mais do que essencial. O mesmo nos acompanha desde o processo de escolha do local da viagem, e serve de base para o nosso planejamento, e nos acompanha durante a execução das mesmas 🙂

Google Maps - Imagem de Divulgação

Através do celular, é possível realizar o Download previamente da área em que você vai passar o dia/semana/mês, para poder acessar de maneira offiline, sem precisar gastar o seu plano de dados, ou depender de uma rede Wi-Fi.

E além disso, é possível acompanhar as linhas de ônibus e metrô para facilitar a locomoção em novas cidades.

Google My Maps

O Google My Maps funciona em conjunto com o Google Maps, onde realizamos todo o planejamento das nossas viagens em conjunto através do computador, e então acessamos o que foi planejado através do celular.

 

Google My Maps

 

Se quiser saber melhor como funciona o Google My Maps, já falamos dele no passado!

Google Planilhas

Outro item essencial para a organização das nossas viagens é o Google Planilhas. Por permitir edições simultâneas e alterações via celular, centralizamos tudo nele atualmente, onde temos várias planilhas detalhando o cronograma, transportes, hospedagens, gastos entre outras coisas.

Google Tradutor

Há quem se garanta no inglês e diga que não precisa do velho Google Tradutor uma vez que todo mundo fala inglês…

Parabéns!

O que diz no cardápio abaixo?

Cardápio em Alemão
Cardápio em Alemão

Uma hora ou outra ele será útil, e assim como o Google Maps, é possível realizar o download de idiomas para traduções offlines, só não se esqueça de baixar também o Português Brasileiro, pois o Google Tradutor ainda precisa de 2 dicionários para realizar a tradução entre 2 idiomas 🙂

Trip Advisor

O Trip Advisor quase que dispensa comentários, uma vez que muitos já conhecem. O que poucos sabem, é que ele tem uma funcionalidade semelhante ao Google Maps, a possibilidade de realizar o download para utilizar offline no celular, porém, com a vantagem de ter as classificações de locais como restaurantes e hotéis.

Trip Advisor na Google Play

Gogobot

Este considero um Trip Advisor mais moderno. Apesar de não ter a possibilidade de baixar mapas offline, as recomendações deste site/aplicativo, me deram várias dicas para adicionar aos nossos roteiros.

Gogobot - Imagem de Divulgação

Vale a pena fazer uma busca para encontrar locais às vezes não muito explorados nas cidades.

Gogobot na Google Play

Money Manager Ex

Este é um programa que utilizo desde 2008 a versão desktop e quebra um galho e tanto durante minhas viagens.

Ele permite que você controle suas finanças, e permite a sincronização via Dropbox (que também poderia estar nessa lista).

Money Manager Ex - Imagem de Divulgação

Através dele é legal ir lançando todas as suas despesas durante as viagens para controlar o seu orçamento sem surpresas do tipo… Onde foi parar aquele dinheiro?

E além disso, ele permite que você trabalhe com várias moedas, então basta cadastrar uma transferência de Reais para a moeda que você desejar informando o valor correspondente após a troca de câmbio que o sistema conseguirá se entender.

Money Manager Ex na Google Play

AirBNB

Outro aplicativo/site útil, é o AirBNB, que permite fugir de hotéis e hostels e buscar hospedagens alternativas, onde você não será atendido por alguém numa recepção e sim por alguém que decidiu locar o seu próprio espaço.

AirBNB - Imagem de Divulgação

Por causa do modelo de negócio do AirBNB, os locais recebem classificação e se você analisar os comentários de outros usuários do site, dificilmente você se arrependerá de suas escolhas.

AirBNB na Google Play

AirBNB na App Store

Opera Max

O Opera Max é outro daqueles aplicativos que servem inclusive quando você não está viajando. A função dele é simples, compactar a sua conexão de dados (ou até mesmo Wi-Fi caso você queira), para economizar no seu plano de dados e na bateria.

Opera Max - Imagem de Divulgação

Além disso, ele permite que você bloqueie aplicativos que não deseja que utilizem seu plano de dados. O que achou da ideia?

Opera Max na Google Play

Skype/Facebook/WhatsApp/Google Duo/Google Allo

E para finalizar, temos a lista de aplicativos de mensagem para entrar em contato com a sua família e amigos. Cada um pode ter a sua preferência, eu particularmente utilizo mais frequentemente o WhatsApp e o Facebook Messenger, para conversar com a família. De qualquer forma, as operadoras de telefonia devem estar perdendo um pouco, pois não precisamos mais pagar uma fortuna com ligações entre estados ou países diferentes 🙂

Bom, espero que você tenha gostado das dicas!

Se souber de mais algum interessante, aumente a lista aí nos comentários…

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *